Entrei na transição capilar! E agora?


|| ||

Uma das perguntas que mais ouço é como fiz para voltar ao meu cabelo natural! E a resposta é simples: TRANSIÇÃO CAPILAR.

Atualmente tem se falado bastante sobre o assunto,  mas se você ainda não sabe : a transição capilar é o nome do processo  que consiste  em tirar toda química do cabelo. 
Mas como isso pode ser feito? Simplesmente  abandonando o uso das químicas/alisamento e deixando ele crescer e adquirir a textura natural seja ela ondulada, cacheada ou crespa. 
Na maioria das vezes o cabelo quando passa por esse processo, fica com duas texturas que é a que  cresce(a natural) e a parte que já está lisa que possui as químicas e é nesse momento  que muitas recorrem ao famoso BC (Mas isso vou falar mais pra frente)! 

Mas acredito que a duvida da grande maioria quando decide entrar na transição é : Por onde começo?


Quando você decide entrar nesse processo é muito importante ter em mente que não há um tempo determinado para passar por esse período, ou seja, pode durar 1 ano , 2 anos,  3 e assim vai, tudo depende do crescimento do fio  e também da forma que tratará ele. 

Precisa entender também, que terão fases, no inicio sempre é muito difícil lidar pois é algo que se torna totalmente novo, mas ai é questão de testar produtos que te auxiliem nesse processo e também se jogar nos penteados e acessórios.

É importante ressaltar que a rotina de cuidados muda completamente  porque agora tratará de uma textura completamente diferente do que estava acostumada, pois o que usava quando ele estava liso provavelmente não surtirá o mesmo efeito com ele cacheado/crespo.

- Então o primeiro passo é  evitar o uso de chapinha e até mesmo fazer escova no cabelo, ou seja, tudo que estimule o alisamento/calor  nele, porque  se usado com frequência vai fazer com que você demore mais na transição, fora que danifica e resseca o cabelo.  (Lembrando que é um processo demorado não queremos atrasar mais né ).

- O ideal é começar  a usar shampoo, condicionador e mascara de tratamento que seja para cabelo cacheado/crespo, mesmo estando com boa parte  lisa pois estimula o crescimento do cabelo de maneira mais saudável e entrar em uma rotina de cuidados como o Cronograma Capilar ajuda bastante também. (Para saber mais sobre cronograma capilar é só clicar no link).

- Como eu já disse lidar com as duas texturas é complicado mas ai você pode tentar igualar fazendo algumas texturizações no cabelo, como as de coquinho, dedoliss, com canudos e os famosos bigudinhos ou até mesmo recorrer ao babyliss mas lembrando que é o mesmo caso da chapinha não se pode abusar pois o uso constante danifica o cabelo.

- Encontrar um creme de finalização é essencial, quando comecei a transição optei sempre por cremes mais consistentes e usei também as famosas gelatinas pois sentia que segurava mais os "cachos" e não pesava o cabelo.

- O BC (Big Chop ou grande corte) que citei no começo nada mais é do que cortar toda parte lisa/com química que resta no cabelo. Muitas meninas escolhem essa opção porque encurta bastante o processo da transição, mas vale lembrar que o BC só deve ser feito se essa for realmente a sua vontade uma vez que o cabelo natural pode estar bem pequeno, digo isso porque muitas vezes nesse processo pode aparecer pessoas criticando as texturas falando para você cortar, mas só corte se isso for da sua escolha e se fizer você se sentir bem, caso contrario você pode ir testando penteados e texturizações ou cortar aos poucos. Vale ressaltar que se optar por fazer o BC apesar de muitas meninas cortarem em casa o ideal é sempre  buscar ajuda de um profissional que vai conseguir te ajudar e até mesmo esclarecer suas duvidas. 

Vi uma frase que parando para pensar faz total sentido... "Não devemos entrar na transição capilar para ter cachos e sim para ter nosso cabelo natural." 

Vejo a transição capilar como um período de descobertas, onde você se permite mudar, se permite ousar, e aprende a se amar do seu jeito natural!


Comente ai se você está em transição, quanto tempo e como tem sido ou se quer/pretende entrar, conte sua historia💖 😁

 Beijo e até a próxima 💖




12 comentários:

  1. Eu te acho Linda das duas formas mas seu cabelo cacheado é Lindo e eu te amo ❤

    ResponderExcluir
  2. Linda, eu acho lindo cabelo cacheado,mas a dica de ouro é sempre vc se sentir bem em primeiro lugar!

    ResponderExcluir
  3. Você é linda de todas as maneiras.
    Beijinhos

    Blog-belezaonline.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua maneira de começar o post realmente é necessario uma decisão na hora de passar pela transição capilar. As vezes não consigo muito seguir o cronograma capilar

    ResponderExcluir
  5. As pessoas devem ficar com estilo que se sente melhor, se é cacheado, então está linda, bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post!!! Apesar de não ser o meu caso, acredito que esse momento de transição deve ser bem difícil. Afinal que mulher que não liga para o cabelo??? Beijo

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu post, escolha oque se sinta bem, amo cachos, mas tem dias que amo liso hahaha

    ResponderExcluir
  8. Amei seu post,tem muitas meninas que se sentem perdidas no inicio da transição seu post vai ser de grande ajuda com toda certeza.

    ResponderExcluir
  9. Amei seu cabelo com cachos, super combinou com você! ♥

    ResponderExcluir
  10. tem muitas meninas que se sentem perdidas no inicio da transição mais seu post vai ser de grande ajuda com toda certeza seu cabelo e muito lindo amore super apaixonada 😍😍😘

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho o cabelo liso, adoraria ter cachos, ainda mais se fossem tão bonitos como o seu!

    ResponderExcluir